Especialista dá dicas para evitar acidentes domésticos durante a pandemia
Santos (SP), maio de 2020 – Com a recomendação de ficar em casa, o cenário é composto por pessoas trabalhando em home office, crianças sem aula e idosos, que pertencem ao grupo de risco, em isolamento social. Com isso, Paulo Nakano, coordenador do pronto-socorro clínico adulto e protocolo de Acidente Vascular Cerebral do Hospital Ana Costa, listou algumas recomendações para evitar acidentes domésticos.
A cidade de Santos tem o maior número de idosos do país, por isso, o especialista destaca que dos acidentes graves envolvendo essa faixa etária, 56% são causados por queda. Desse total, 75% acontecem dentro de casa e 45% são do trajeto do quarto para o banheiro. Já no caso das crianças, o alerta é para o fato de que 90% dos acidentes domésticos são evitáveis.
Além das dicas listadas abaixo, Paulo Nakano diz que também é preciso estar atento às atividades diárias executadas pelos idosos, pois eles podem esquecer uma comida no fogo ou até mesmo o gás ligado. No caso das crianças, como elas estão em desenvolvimento neuropsicomotor, o neurologista sugere entretê-los com jogos e brincadeiras, que podem ser encontrados na internet.
Idosos
- Iluminação – manter todos os cômodos bem iluminados, pois os idosos costumam apresentar uma diminuição da acuidade visual (AV), que se refere à clareza de visão.
- Interruptores em locais de fácil acesso – como os idosos costumam ir ao banheiro durante a noite, é importante que eles tenham como ascender à luz sem que para isso precise caminhar no escuro.
- Evitar – é importante que na casa de uma pessoa idosa não tenha móveis baixos, objetos em locais que ele pode trombar e acabar derrubando e tapetes. Caso seja necessário o uso, optem pelos antiderrapantes.
- Prestem atenção à altura do vaso sanitário e da cama. O idoso precisa colocar os pés no chão com facilidade, pois se for mais alto, ao tentar se equilibrar, ele pode cair. Vale ressaltar que as barras de apoio também são importantes para dar apoio no banheiro e perto da cama para ele se levantar.
- Não troque os móveis de lugar – o idoso está acostumado com a disposição dos móveis e isso facilita para ele desviar quando precisa se locomover pela casa, então, mantenha-os no mesmo lugar.
- Fazer uso de faixas antiderrapantes também é importante, especialmente no banheiro, escadas, cozinha, entre outras áreas escorregadias.
Crianças
- Deixá-los longe da cozinha, pois é um cômodo da casa com objetos perigosos como faca, espeto, tesoura e eletrodomésticos como o fogão, que eles podem se queimar puxando a alça da panela ou deixar o gás ligado, por exemplo.
- O banheiro também é uma área perigosa, pois eles podem escorregar ou se machucar com os itens armazenados nas gazetas ou até mesmo subindo em cima do vaso sanitário.
- A lavanderia deve ter uma trava nas portas com produtos de limpeza, pois as crianças podem ingerir.
- Se a criança mora em casa, cuidado redobrado com jardim e quintal e se mora em apartamento o cuidado deve ser com as janelas e escadas.
- É preciso ficar atento aos fios e tomadas. Se possível esconda-os ou tampem para que fique longe do alcance da visão dos pequenos.
- Móveis pontiagudos e com vidro também apresentam um alto risco de acidente.