Santos, SP (julho de 2022) – O Hospital Ana Costa passa a contar, a partir do dia primeiro de agosto, com um Comitê de Bioética, composto por uma equipe multidisciplinar inicialmente com nove profissionais, sendo 3 médicos, 1 assistente social, 4 enfermeiros e uma psicóloga, que tem como objetivo propor uma solução para conflitos de ordem moral sobre os cuidados aos pacientes.

A presidente do comitê é a psicóloga Bruna Louise de Godoy Macedo de Souza. Ela desenvolveu uma diretriz com 11 páginas para servir de bússola para o grupo chegar a uma conclusão mais prudente frente ao dilema enfrentado. “Seremos acionados para buscar uma saída que respeite a individualidade do paciente, fazendo uma avaliação profunda de diversos pilares que o formam, como crenças, valores, família, quadro clínico, entre outras questões, aliando sempre com conhecimento e indicação técnica do melhor tratamento para o caso. Com isso, oferecemos a ele um atendimento mais humanizado, pois irá respeitar o seu modo de ver e viver a vida”, explica Bruna.

No caso dos pacientes que não estão em condições de responder por eles próprios, a equipe conversará com os familiares e com os especialistas responsáveis para entender qual o melhor caminho a ser seguido, buscando compreender a biografia e valores do paciente e o cuidado técnico indicado. Bruna conta que em outros países a formação desse comitê já é muito comum, mas que em Santos, o Hospital Ana Costa será o primeiro a oferecer esse serviço.