Hospital Ana Costa oferece palestra gratuita sobre envelhecimento e qualidade de vida
Iniciativa visa despertar na população santista o cuidado com a saúde, abordando questões físicas e psicológicas que influenciam a qualidade de vida
Santos, SP (fevereiro de 2019) – Com o objetivo de reforçar a importância da prevenção e do cuidado com a saúde, o Hospital Ana Costa realizará, ao longo de 2019, uma série de palestras mensais e gratuitas para a população de Santos. A segunda palestra do ano terá o tema Envelhecimento e Qualidade de Vida e será realizada na próxima quarta-feira, 13/2, às 14h. No encontro, Tathiana Antonelli, clínica médica de terapia intensiva e cuidados paliativos do hospital, explicará a importância de se preparar com antecedência para uma vida mais ativa na fase de envelhecimento.
Segundo a especialista, é preciso manter uma rotina com alimentação saudável e prática de exercícios físicos, além de fatores sociais, como o convívio com familiares e amigos. “É importante que os idosos permaneçam em movimento tanto na questão física como mental. Por isso, aconselhamos que esse comportamento comece antes, para que uma vida mais ativa vire rotina. Atividades como aulas de danças, encontros frequentes com amigos, viagens e cursos contribuem para que eles tenham mais qualidade de vida”, explica.
Atualmente, o Brasil possui 28 milhões de idosos, ou seja, 13,5% do total da população, de acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A previsão do Instituto é que, em 2042, o país alcance o número de 57 milhões de idosos. Na cidade de Santos, uma a cada quatro pessoas são idosas e, segundo as estatísticas do IBGE, esse número deve continuar crescendo. Santos foi eleita a melhor cidade para o idoso viver pela Fundação Getúlio Vargas e pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon. O levantamento foi feito em 498 municípios, envolvendo dois grupos etários: de 60 a 75 anos e acima dos 75. O município lidera em ambos.
“Temos um compromisso com a comunidade onde atuamos de não só tratar as doenças, mas também promover a saúde. Por isso, ao longo do ano, vamos abordar temas que dissertam sobre o ciclo vital do ser humano, que vai da gestação ao envelhecimento. Incluímos também os principais problemas sociais que afligem as famílias na atualidade, como álcool e drogas, por exemplo”, ressalta a Dra. Isabelle Tatsui, diretora do Hospital Ana Costa.
Serviço:
Palestra: Envelhecimento e Qualidade de Vida, com a psicóloga Tathiana Antonelli
Local: Hospital Ana Costa – Rua Amazonas, 143 – Campo Grande – Santos – 10º andar, auditório A.
Data: 13/2, às 14h.
Inscrições: inscricao@anacosta.com.br, mediante confirmação de nome completo, número do CPF, idade e endereço.