Hospital Ana Costa realiza ‘Semana da Compaixão’ com olhar centrado no paciente

Hospital participou do movimento global “What matters to you?, realizando desejos de pacientes e motivando profissionais de saúde

Santos, SP (junho de 2021) – Na semana de 7 a 11 de junho, o Hospital Ana Costa, realizou ações para celebrar o movimento internacional “What matters to you?” ou, em português, “O que importa para você?”. Criado em 2010, a data já conta com a participação de mais de 20 países, estimulando os profissionais de saúde a ouvir e entender o que é importante para o paciente no contexto mais amplo de sua vida.

Para o diretor do Hospital, Jair Rodrigues Cremonin, quando os pacientes estão envolvidos nas decisões sobre os cuidados da sua saúde, isso pode melhorar muito seus resultados. “Já faz parte das nossas práticas oferecer um atendimento humanizado, mas a data é uma forma de refletirmos sobre o que mais podemos fazer pelos pacientes para melhorar a sua estadia no ambiente hospitalar”, comenta o executivo.

Durante a semana, os profissionais de saúde realizaram conversas mais significativas com pacientes, familiares e cuidadores, procurando explorar os sentimentos e percepções desses clientes, mediante uma escuta ativa e realização de desejos possíveis, como refeições especiais, visitas de familiares, músicas e flores. Outra ação foi o  “Escritório da Alegria”, que buscou disseminar o sentimento da semana por meio de atitudes simples como a visita aos pacientes com bastante interação e animação.

Em um ano de tantas incertezas e grandes desafios no combate à pandemia, a ação também promoveu conforto e incentivo aos colaboradores da unidade, com entrega de brindes e compartilhamento de frases motivacionais como: ‘você importa ‘, ‘ não desista’ e ‘eu acredito em você’. “Ações como a que realizamos esta semana nos fazem perceber a importância da prática dos nossos valores, todos os dias. Com perguntas simples e um olhar diferenciado, foi possível realizar um cuidado personalizado para os nossos pacientes e reverberar mais amor e gratidão para todos os colaboradores”, completa Luciane Chaves, gerente de atendimento do Hospital Ana Costa.