Hospital Ana Costa participa de movimento global de acolhimento ao paciente
“What Matters To You” estimula profissionais da saúde e assistência social a entender os anseios daqueles que estão sendo cuidados
Santos, SP (junho de 2018) – Este ano, o Hospital Ana Costa, através do projeto Escritório do Paciente, participará pela primeira vez do movimento global What Matters To You. A iniciativa foi criada em 2016 e é liderada pela organização escocesa Healthcare Improvement Scotland. A proposta é que, a cada ano, no dia 6 de junho, os profissionais de saúde e assistência social façam uma pergunta específica às pessoas das quais cuidam ou que apoiam: “O que importa para você?”.
Este ano, para celebrar o What Matters To You Day, o hospital promoverá uma série de iniciativas baseadas nos pedidos mais comuns recebidos desde o início do projeto. Na pediatria, contadores de histórias, maquiadores e escultores de balões levarão mais alegria às crianças internadas, que também receberão desenhos para colorir. Na ala feminina, as pacientes internadas também contarão com maquiagem e massagem, mediante agendamento prévio. E outros dez pacientes terão seus desejos realizados de forma exclusiva nesse dia, o que englobará a visita de parentes e animais, cuidados de beleza, cardápios variados e atendimento a pedidos religiosos.
No Hospital Ana Costa, a pergunta “O que importa para você?” já é rotineira. As agentes de hospitalidade que integram o projeto Escritório do Paciente percorrem as áreas da instituição questionando-os sobre o que importa para eles. “Nessa abordagem, já recebemos desde pedidos mais simples – como receber a visita de um animal de estimação – aos mais complexos – como realizar um casamento. Todos são avaliados e, se possível, realizados, dentro das particularidades de um ambiente hospitalar. Este ano, para engajar os colaboradores nesse dia especial, também vamos estimulá-los a escrever mensagens positivas de acolhimento para os pacientes dos quais cuidam. Consideramos que toda essa humanização no atendimento contribui de forma positiva para o sucesso do tratamento”, explica Ronald Maia, gerente médico do hospital.